sexta-feira, 4 de julho de 2008

Expedição

No ano de 2007 cientistas fizerao uma expedição na floresta amazonica em busca de novas espécies de animais. Nesta pesquisa forao descobertos muitos tipos de animais. Em seguida vai um trecho do cientistas e biologos envolvidos na expedição.
"É muito cedo para saber quantas espécies novas nós encontramos", disse à BBC Brasil o biólogo Mario Cohn-Haft, do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), que liderou a expedição.
"O que nós sabemos de cara é que encontramos um macaco novo, que vai ser descrito como uma subespécie por uma tecnicalidade taxonômica, mas que pode também ser considerado uma espécie nova. Ele foi avistado com outro macaco, quase certamente uma espécie nova, mas cujos dados não foram coletados."
"Além disso, foram encontradas na região pelo menos quatro espécies novas de aves."
Segundo Cohn-Haft, a região do interflúvio Purus-Madeira é uma área de grande biodiversidade dentro da Amazônia, pois possui diversos tipos diferentes de ambientes – desde florestas, campos naturais não-florestais e regiões de bambus.
"Essa heterogeneidade (de ambientes) leva a uma biodiversidade muito grande, porque cada ambiente tem espécies novas. Além disso, há poucos estudos anteriores. É uma parte da Amazônia quase inexplorada."
Forao tiradas algumas fotos durante toda a busca. Vou apresentar algumas delas, que no entanto não possuem ainda dados sobre os animais.



quarta-feira, 18 de junho de 2008

Bicho Preguiça




O bicho preguiça é um animal considerado muito sossegado. É um animal que pesa no máximo 8 kg, pode chegar até 60 cm e mais 8 cm de cauda. Seus pés possuem 3 dedos. Vive a maior parte do tempo em cima das árvores, apesar de saber nadar muito bem também. Ele tem uma digestão e uma respiração lenta e tem hábitos noturnos. Vivem em pequenos bandos nas floresta tropicais da América do Sul. No tempo frio ele se alimenta apenas de folhas, frutos e alguns brotos.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

O PIRARUCU





Um dos maiores peixes de água doce, o pirarucu, é também um dos peixes mais consumido pela população da região. Seu nome cientifico é Arapaima gigas.É um peixe da família dos arapaimídeos que pode chegar a mais de dois metros de comprimento e até 200 quilos de peso. Quando salgada, sua carne é considerada tão ou mais saborosa quanto a do bacalhau norueguês. É utilizada na região para o preparo de diversos pratos típicos, entre os quais o famoso pirarucu de casaca, um prato à base de peixe, farinha e banana. Esse peixe é carnívoro e prefere as águas mais calmas, vindo à superfície para respirar constantemente. Possui uma língua óssea, utilizada pelas tribos indígenas da Amazônia como ralador e lixa de unha. Os nativos utilizam também as escamas para confeccionar adornos. O pirarucu é protegido por lei, sendo uma das espécies cuja pesca é proibida durante determinados períodos. É uma espécie tipicamente amazônica, cuja denominação significa peixe (pira) vermelho (urucu), devido a sua coloração.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Onça Pintada



A onça é o mais temido animal carnívoro do Brasl, por ter grande um grande porte, podendo chegar até 2 metros considerando com a cauda. Ela é muito bem adptada a mata, também é muito silenciosa e cuidadosa com seus atos. Por isso ela preferi sair para caça anoite para caçar alguns mamíferos como cotias, pacas, antas e macacos. Esse animal alimenta-se também de passáros. Seu nome científico é Felix onça e por ter uma pele muito bunita e atraente ela é um alvo muito grande dos caçadore. As onças habitam varios locais, como grutas troncos ocos e até mesmo sobe em árvores para descançar em galhos fundosos. Suas garras são retráteis e seus passos são silenciosos. Há uma variedade da onça pintada, com alta pigmentação conhecida por onça preta ou 'tigre', mas ambas são da mesma espécie.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Causas da Mudança Climática.

Bloco de gelo na Antártida começou a se desprender. Pesquisadores do IBGE já disserão que o bloco é quase do tamanho de um quarto da cidade de São Paulo.
Precisamos tomar decisões para não deixar continuar na velocidade que esta essa crise no clima do planeta. Comprova Vaughan que fez uma previsão em 1993 de que a porção norte da plataforma de Wilkins desapareceria dentro de 30 anos se o aquecimento da Terra continuasse, porém isto está acontencedo antes do que ele imaginava.
Mais está avendo uma discordia entre os pesquisadores, o outro lado fala que pode demorar um tempo ainda. Pois já está chegando o fim do verão na Antártida.
Este fenômeno pode acabar até com o eco sistema da Antártida se continuar neste rítimo, pois como é um continente praticamente formado de gelo se desgelar acaba com toda a fauna la existente. Outro fato muito perigoso para a terra é o aumento do nível do mar. Como está escrito no jornal a folha " A desintegração foi sinalizada com a formação de um iceberg de 41 km por 2,5 km verificada em 28 de fevereiro. Boa parte da plataforma Wilkins agora está sendo protegida apenas por uma faixa de gelo entre duas ilhas. Pesquisadores têm o receio de que a ausência da plataforma possa expor geleiras no interior do continente e que são formadas por água fresca. Seu derretimento poderia afetar o nível dos oceanos.". Pois ocorrendo isso cidades próximas ao mar podem sofrer com isso. Algumas podendo ser totalmente submersas.
Por isso devemos tomar mais cuidado com o nosso planeta, pois tudo uma hora tem fim e todos nós não queremos que o fim de nosso planeta chegue já.